Leiam esta merda from top down.
Ordem histórica importa para perceberem onde estão no mundo.
Filosofia Pré-Socrática (colhões->Sócrates)
Caguei, n sei nada.
Sócrates (470-399 a.C) + Platão (428-348 a.C)
Sócrates foi um bacano que na escreveu nepias.
Muitos curtem dele, mas só conhecemos pelo que outros escreveram dele, principalmente pelo seu aluno Platão (427-348 a.C).
Sócrates e Platão são considerados o big inicio da filosofia. (há sempre bros que ficam com os louros do conjunto anterior.. é fdd)
Eram ambos de atenas.
Estes bros tavam sempre a falar das guerras entre Atenas e Sparta. (Guerra do Peloponeso – que nome de merda, pêlo pró nelso ?)
Atenas era uma democracia, tecnologia avançada e cultura sofisticada. Apesar dessas aparentes vantagens, perdeu a guerra com Sparta.
O Platão escreveu de caralho a tentar perceber porque é que Atenas perdeu e como é que poderiam evitar o mesmo destino no futuro.
Mais abrangente até, TLDR: discussão de qualidades das sociedades com sucesso.
Com isso, os bros Sócrates e Platão acabaram por criticar de caralho a cultura Ateniana, nomeadamente:
- Sofismo – lambe-cus que procuram dominar o discurso com argumentos que parecem válidos mas não são – falácias.
- Retórica – lambe-cus que procuram persuadir ou influenciar pessoas com uso da linguagem, não necessariamente com uso de falácias. – fancy talk
- Poesia e Mitologia – não curtiam da malta gastar tempo com merdas inventadas. – cenas imaginárias
Resumindo, mandaram a piçada valente contra a politica e cultura da época:
- Sofismo – Não é a verdade.
- Poesia – Não é a realidade.
Os bros achavam que a fonte desse stress era na educação dos putos, que era dominada por antigos advogados (sofistas – not truth) e antigos artistas (not real).
Também criticavam o ensino ser baseado na memorização e não no pensamento critico.
TLDR: Defendiam que a educação devia prioritizar a Verdade e Realidade em vez da Aparência (não verdades e não realidades).
Como essas piçadas começaram a ter adesão, o Sócrates foi condenado à morte por “corromper a juventude”. (se tivesse dado uns magalhães aos putos sclhr tava safo, ou cu’rrompido doutra forma tipo fissuras anais, uma pomadinha de algas da época e tbm tava tud tranq)
Conceito – “Socratic wisdom” – O reconhecimento de que sabemos muito pouco ou nada.
Frase popular – “Só sei que nada sei” – um padre ou lá o q era, que era conhecido por ser um oráculo da verdade escreveu “Socrates é o homem mais sabio de todos” – o sócrates em vez de festejar, tentou provar que o oráculo estava errado. Falou com os considerados mais inteligentes da época e concluiu que eles fingiam saber muito mais do que sabiam, foi ai que ficou fodido concluiu que secalhar até é o mais inteligente, mas porque conhece o limite do seu conhecimento – sabe que nada sabe.
Conceito – “Socratic Method” – Uma série de perguntas e respostas que levam a um conhecimento maior. – Começava por perguntar as mais variadas questões de justiça, verdade, relações, whatever, e forçava a audiência a responder com suporte lógico.
Quando as pessoas não conseguiam justificar de forma lógica, sócrates pedia-lhes para abandonar essas crenças.
… já continuo crl, outr dia